Configurações do Wordpress

No post anterior, aprendemos como instalar o WordPress localmente utilizando o WAMP.

Agora vamos aprender a fazer as configurações iniciais do WordPress corretamente, mostrarei como configurar os links permanentes, para torná-los amigáveis, faremos algumas atualizações também.

Que tal metermos a mão na massa?

Passados alguns meses desde a publicação do post sobre a como instalar o WordPress localmente utilizando o WAMP, será necessário atualizar a versão do WordPress (atualmente na versão 5.7).

Como ainda não possuímos conteúdo publicado e o site não está em produção, faremos a atualização normalmente, mas sempre é necessário realizar o backup dos arquivos e da base de dados.

Como Realizar as Configurações Iniciais do WordPress

Passo 1 – Clique em atualizar agora (eu escolhi a versão em português, é possível escolher a versão em inglês, então fique a vontade para escolher o idioma que quiser).

Passo 2 – Aguarde até que a atualização seja concluída.

O que fazer agora que o WordPress foi atualizado?

Assim que o WordPress for atualizado a tela abaixo será apresentada. Se quiser saber mais sobre a versão role a tela para baixo para ver todas as informações e recursos da nova versão.

Agora que já realizamos a atualização, vamos começar a configurar o sistema para que funcione da melhor maneira e para que possamos criar um projeto de acordo com as melhores práticas para criação de sites.

No painel lateral do WordPress, vá até configurações e clique em Geral:

Configurando o WordPress

Nessa aba é possível configurar o idioma, a data e o horário de acordo com a sua localidade.

Depois de escolher as opções que melhor te atendem, clique em salvar alterações.

Agora é hora de configurar os links permanentes.

O Que são os Links Permanentes?

Os “Links permanentes” são as URL’s que exibem o conteúdo do seu site ou blog. O WordPress por padrão vem com um link parecido com esse abaixo:

http://exemplo.com/?p=123

Esse link não é nada “amigável” e pode tornar confusa a navegação no seu site. O melhor que podemos fazer é configurar esse link para que tenha uma aparência mais “bonita”. E a melhor forma de fazer isso é deixá-lo com o nome do post. Agora que você já sabe o que é um link permanente, veja abaixo como configurar.

Clique em “Configurações” e em seguida clique em “Links permanentes”.

Será apresentada uma tela com as opções de links, selecione a opção “Nome do Post”, conforme a imagem abaixo:

Clique novamente em salvar alterações.

Com essa configuração seus posts aparecerão com as chamadas “URL’s amigáveis”, ao invés de números e códigos difíceis de entender e de serem lembrados.

Obs: Sempre que realizar algum tipo de alteração, não se esqueça de clicar em “Salvar alterações”, isso garante que elas sejam concretizadas.

Como Personalizar a Aparência do Seu WordPress

Se você quiser, poderá também mudar as cores do painel administrativo do WordPress. Para isso vá em “Usuários” e clique em “Perfil”:

Veja que serão apresentadas várias opções de cores para o seu painel. É uma ótima maneira de tornar a sua experiência ainda mais personalizada.

A cor inicial é a cor padrão, você pode continuar com ela ou escolher a que você achar melhor:

Abaixo mais uma opção:

Deixe o WordPress com a sua cara. Nessa mesma tela também é possível escolher o idioma do site, e escolher um apelido para exibição, inicialmente escolhemos Admin, esse você não conseguirá alterar, mas você pode escolher um outro nome para exibir:

Em apelido, digite o nome que você deseja que seja exibido, logo abaixo na opção “Exibir o nome publicamente como”, selecione o nome que você digitou e novamente clique em “Salvar alterações” para efetivar as mudanças:

Pronto, agora ao publicar seus posts, o nome do autor será apresentado de acordo com o “apelido” escolhido.

Essas são algumas configurações básicas, porém importantes e que farão diferença no seu site.

No próximo post veremos outras opções de configuração e personalização do WordPress.

Aguardo você lá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *